domingo, 29 de julho de 2012

Como alinhar um telescópio com montagem EQ3-2



1 - Contra peso
2 - Eixo de declinação
3 - Motor e sistema de engrenagens
4 - Tripé
5 - Ajuste de latitude
6 - Luneta polar
7 - Eixo de ascensão reta
8 - Eixo de latitude
9 - Ajuste de azimute





Encontre a latitude correta do local (cidade) onde está observando o céu, e regule através da rosca de ajuste de latitude (item 5). Repare que o eixo de latitude irá mudar (item 8). Através da luneta polar (item 6), alinhe o eixo de ascensão reta (item 7) com o pólo sul celeste, que fica no cruzamento entre o prolongamento imaginário da cruz da constelação do cruzeiro do sul e uma reta imaginária perpendicular passando pelo centro entre as estrelas alfa e beta centauro, conforme ilustra a imagem abaixo. Não há uma estrela especifica para apontar.



Após encontrar o pólo sul celeste, encontre o objeto que quiser no céu com o telescópio. Trave então o eixo que faz girar o telescópio para esquerda-direita. Marque o valor do ângulo de inclinação indicado pela seta de rotação, localizada no próprio eixo.


Pronto, agora é só mover o eixo de declinação (item 2) com a vareta de ajuste, acompanhando a rotação da terra, assim que o objeto estiver sumindo de vista. Quando chegar ao limite de inclinação, pois o tubo do telescópio irá bater no tripé, ou quando não dá mais para acompanhar o objeto, mude a angulação do eixo que faz girar o telescópio para esquerda-direita para o ângulo oposto, exemplo: se estiver com ângulo 60° (positivo), mude para -60° (negativo) e trave de novo. Encontre o objeto novamente e continue acompanhando a rotação da terra através de ajustes no eixo de declinação (item 2).

4 comentários:

  1. Olá amigo, vc sabe me dizer se eu consigo usar numa boa a montagem equatorial EQ3-2 aqui no Rio, Latitude -22 Longitude -43 ? Pois eu li sobre latitude abaixo de zero ser complicado, devido ao contrapeso bater no tripé.
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há problema. Basta você alinhar o telescópio conforme esse artigo que qualquer latitude funciona. Faça o teste e me fale se deu certo ou não.

      Excluir
    2. Obrigado. Meu tele chega daqui há 3 semanas.
      Eu informo!

      Excluir
    3. Opah! O telescópio chegou e eu consegui alinhar.
      A dúvida estava no seguinte, se as observações serão na direção norte, como vou alinhar a base equatorial EQ3-2, se eu "não consigo visualizar" o Sul, pois as telhas atrapalham no terraço onde vou realizar as observações. Bem, após o alinhamento com o pólo Sul 'as cegas', com a bússola, eu destravo, acho um objeto no Norte, travo o telescópio e depois uso apenas a rosca equatorial, com o eixo polar corretamente para o Sul.

      Excluir